Por muito tempo o vinho de mesa foi tratado com desconfiança, pois era comum relacionarem essa expressão a vinhos de baixa qualidade, ou a vinhos produzidos com as chamadas “uvas de mesa”, aquelas destinadas ao consumo “in natura” ou para sucos, como as Vitis bourquina (Itália, Rubi) e as Vitis labrusca (Thompson, Isabel, Niágara).
Mas com o passar do tempo a desconfiança e o preconceito aos poucos tem ficado de lado, visto que as novas técnicas de produção e a melhoria da qualidade das uvas bem como a maturação e armazenamento tem proporcionado uma melhoria constate em cada safra.
Vinho de Mesa no Brasil
Em um a rápida viagem ao passado, descobrimos que o vinho desembarcou no país junto com as primeiras caravelas, por volta do ano de 1500. No início ele servia apenas para limpar alimentos por causa do álcool. Mas a partir de 1870, com a colonização dos imigrantes italianos, o Vinho de Mesa verdadeiramente começou a se tornar popular e ser negócio. Com a produção no país, passou a ser conhecido também por Vinho Colonial. E a partir daí os vinhedos começaram a se perder de vista no Rio Grande do Sul. Suas castas mais famosas são a Concord, a Bordô, a Niágara e a Isabel, que é a uva mais plantada do Brasil. Um dos vinhos mais conhecidos e elaborado é o Vinho Seco de Mesa Bordô que você encontra na Vinícola Fin.
Vinho de Mesa Seco x Vinho de Mesa Suave?
O Vinho de Mesa é produzido em dois tipos o Seco e o Suave.
A diferença acontece durante o processo de produção. Enquanto o Vinho de Mesa Seco tem em sua composição apenas álcool resultado da fermentação do açúcar da uva, por sua vez o Vinho de Mesa Suave passa por um processo de adição de açúcar após esse processo.
No Vinho Suave é acrescentado 100g de açúcar por litro, além de alguns produtos, entre eles o sorbato de potássio, produto que neutraliza as ações das leveduras inibindo a fermentação dentro da garrafa, diminuindo a pressão evitando assim que a garrafa estoure.
Devido a inserção destes produtos químicos é que o Vinho Suave não se torna tão recomendado para o consumo, sendo o Vinho Seco a melhor opção para quem busca se inserir na apreciação desta apaixonante bebida, é recomendado degustar primeiramente um bom Vinho de Mesa, para ir aos poucos despertando o seu paladar.
Vinho de Mesa x Vinho Fino?
Uma definição bastante conhecida é que; o Vinho Fino pode ser Vinho de Mesa, mas o Vinho de Mesa não pode ser Vinho Fino.
Levando em consideração o mercado consumidor, o Vinho de Mesa é responsável por 90% do consumo da bebida no Brasil, frente apenas 10% do consumo do Vinho Fino. Com relação a produção em nosso país o Vinho de Mesa responde por 80% do montante produzido. Ele é muito apreciado pelos brasileiros, principalmente no sul do país, devido aos preços mais acessíveis.
Nossas opções de Vinho de Mesa
A Vinícola Fin possui excelentes opções de Vinhos de Mesas, que podem ser consumidas em momentos agradáveis do seu dia!
BORDÔ FINA TRADIÇÃO
VINHO TINTO DE MESA SECO
Vinho de mesa tradicional da cultura italiana apresenta cor vermelho violáceo, com traços negros de boa densidade e volume, revelando aroma característico da própria fruta. Harmoniza com carnes, e massas. Temperatura ideal para consumo entre 8 e 16Cº.
ISABEL FINA TRADIÇÃO
VINHO TINTO DE MESA SECO
Vinho de mesa tradicional da cultura italiana apresenta cor vermelho violáceo, com traços negros de boa densidade e volume, revelando aroma característico da própria fruta. Harmoniza com carnes, comida de boteco e massas. Temperatura ideal para consumo entre 8 e 16Cº.
NIÁGARA TRADICIONAL
VINHO BRANCO DE MESA SECO
Vinho límpido, brilhante de cor amarelo esverdeado. Aroma cítrico com notas florais revelando frutas maduras. Vinho jovem e refrescante.
Harmoniza com pratos à base de carnes brancas e comida de bistrô. Temperatura ideal para consumo entre 6ºC e 12ºC. Vinho refrescante para o verão.
MOSCATEL
VINHO BRANCO SECO MOSCATO
Delicado e Sedutor, o vinho moscato foi elaborado exclusivamente com uvas selecionadas e de alto índice de maturação. Revela um delicioso sabor seco, levemente adocicado, lembrando frutas brancas como pêra, o toque de rosas brancas e o jasmin. Vinho equilibrado e harmônico. Harmonização com massas, carnes brancas e comidinhas de final de tarde. Temperatura ideal para consumo de 6ºC a 12ºC. Vinho refrescante para o verão.
Gostou das sugestões, então visite nossa loja virtual e faça o seu pedido!
https://vinicolafin.com.br/shop/
1 Comment
André
Ótimo conteúdo, veja mais em Vinhos Bordô